CLIQUE AQUI E AGENDE SEUS EXAMES

Exame que utiliza radiação para identificar lesões e alterações na estrutura de ossos e de órgãos.

Recomendações antes do exame:

Dependendo da finalidade, é recomendado jejum de 12 horas antes da realização. Um exemplo é o exame de Raio-X da coluna lombar, no qual essa necessidade se aplica. Mas, na maioria dos casos, a restrição alimentar e a ingestão de líquidos horas antes do procedimento não são necessárias.

Faz a análise de dois segmentos ósseos. É o principal exame para a detecção precoce da perda de massa óssea. O resultado permite a adoção de medidas de prevenção e o tratamento de doenças, como a osteoporose, que aumenta o risco de fraturas.

Recomendações antes do exame:

É um procedimento não invasivo e não exige jejum. Porém, quem faz uso de remédios que contenham cálcio em sua composição, por exemplo, deve ficar atento, pois há restrições específicas.

Trata-se de uma versão da Radiografia para as mamas. É um exame fundamental para a identificação do câncer de mama por detectar nódulos ainda não palpáveis no exame clínico.

Recomendações antes do exame:

É indicado realizar o exame uma semana após a menstruação, quando os seios estão menos sensíveis. No dia, lavar bem as axilas, não usar talco ou desodorante. Não é necessário estar em jejum.

A técnica produz imagens de alta definição para que seja possível verificar órgãos e outras estruturas internas do corpo. O HSM dispõe de aparelhos de ressonância 1,5 e 3 Tesla, que geram exames mais precisos, imagens com maior resolução, detalhamento de parâmetros fisiológicos para o diagnóstico assertivo, e ainda ajustáveis segundo o tamanho e peso de cada paciente.

Alguns exames desta modalidade requerem jejum de 4 a 8 horas;
Pacientes que possuem dispositivos metálicos (marca-passo, stents ou aparelhos auditivos) devem informar antes da realização do exame, pois alguns destes procedimentos apresentam restrições;

Essa técnica é indicada, principalmente, para crianças e bebês ou pessoas com claustrofobia. A sedação pode ser feita por inalação ou vias oral e venosa. Esse procedimento também não costuma exigir intubação e, do início ao fim, ocorre o monitoramento dos sinais vitais do paciente.

Recomendações antes do exame:

As recomendações para os exames com sedação são repassados aos pacientes em consulta pré anestésica, obrigatória para este tipo de exame.

O procedimento detecta lesões milimétricas e avalia, em alta resolução, estruturas pequenas. As imagens geradas podem ser analisadas de vários ângulos. É indicado, por exemplo, para o diagnóstico de problemas ortopédicos, traumas cranianos, e para a investigação de tumores, hemorragias e aneurismas. O HSM dispõe de 2 equipamentos para o mapeamento anatômico tridimensional de inúmeras patologias, e gera imagens com melhores qualidade e resolução. Dessa forma, o diagnóstico é mais completo e preciso, possibilitando aos profissionais a indicação de tratamentos mais seguros.

Recomendações antes do exame:

Caso o exame seja feito com contraste, é necessário o jejum absoluto, incluindo não ingerir líquidos por 4 horas antes do horário do exame.

Exame que não emite radiação. O profissional consegue ver, por meio de um transdutor que desliza na pele do paciente, o estado e o funcionamento dos órgãos, se há sangramentos, acúmulo de líquido ou gás, formação de massas ou tumores.

Recomendações antes do exame:

Dependendo da finalidade, é necessário fazer o jejum de pelo menos 8 horas antes do procedimento. Água, em alguns casos, pode ser ingerida.