Pediatras do Hospital Santa Marta – HSM, Taguatinga Sul, participaram do 13º Congresso de Pediatria de Brasília, durante os dias 13 e 15 de junho, na Associação Médica de Brasília. Foram apresentados quatro trabalhos científicos, que tiveram como responsável o pediatra da UTI Neonatal, Dr. Fabiano Cunha Gonçalves.

As demais médicas que colaboraram com os trabalhos foram a Dra. Wandréa Marcinoni, Dra. Vitória Simões, Dra. Rosana Batista e Dra. Andréa Kairala. Para Dr. Fabiano, a participação no Congresso contribui para ampliar o debate na área. “Estimulamos a discussão entre diferentes temas, além de sedimentar a presença do Hospital Santa Marta no circuito científico”, explica.

Dr. Fabiano adianta que a equipe está desenhando um novo e importante estudo, em parceria com a equipe de anestesia do HSM, para analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos e o desenvolvimento de enfermidades em recém-nascidos, lactentes e crianças. “A expectativa é grande! É o Hospital Santa Marta auxiliando a definir condutas mais seguras para crianças que são submetidas a algum procedimento cirúrgico”, considera.

Trabalhos apresentados:
- Catarata Congênita – Suspeição após Teste de Refração Alterado.
- Raro Aneurisma da Veia de Galeno em Neonato com Revisão de Literatura.
- Síndrome de Aspiração Meconial Maciça com consequente Hipertensão Pulmonar com Insuficiência Renal como Complicador.
- Diagnóstico e Tratamento de Sífilis Congênita após Reinfecção Materna durante a Gestação.

Por Giselli Ribeiro