A comunidade de Vicente Pires recebeu atendimento médico gratuito com a segunda edição do Projeto Saúde Social nesse sábado, 13 de abril, na Escola Classe 2 da Vila São José. O Hospital Santa Marta é um dos parceiros do projeto, com atendimentos realizados por médicos de várias especialidades, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Durante os atendimentos, os profissionais de saúde levaram consultas médicas, orientações para a qualidade de vida e palestras. A presença de público foi de 800 pessoas, entre crianças e adultos. Entre os voluntários do Hospital, estavam médicos da Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria, Odontologia, Nutrição e enfermeiros.

O evento é organizado pela Associação Comercial, Industrial de Serviços de Vicente Pires – ACIVIP, e conta com parceria da Associação de Moradores – ARVIPS, além de entidades e empresas, como Secretaria de Saúde, Polícia Militar, CAESB, Detran, entre outros.

O Hospital Santa Marta desenvolve um conjunto de projetos sociais que beneficiam a sociedade e é parceiro do Projeto Saúde Social desde a primeira edição, que tem o objetivo de prestar atendimento de saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade social, com dificuldade de acesso a esses serviços.

A Diretora da Escola Classe 2 da Vila São José, Eliana Coutinho, explica que essa iniciativa leva benefícios à comunidade. “O projeto é ótimo, porque a comunidade da Vila São José é carente e, às vezes, tem dificuldade de acesso à saúde pública, e quando algumas crianças adoecem não podem ir ao hospital. Trazer esses profissionais de saúde é muito importante para atendê-los”, enfatiza.

Entre os beneficiados pelo projeto, Thamires Ribeiro relata que gostou do atendimento e das palestras. “Foi ótimo, fui bem atendida, as pessoas são atenciosas e as palestras nos ensinam”, comenta.

O atendimento também foi feito para Maria da Conceição Feitosa, que considerou bom por ter encontrado exatamente o que precisava. “Foi ótimo, rápido, fui bem atendida e só tenho a agradecer. Foi importante porque, onde moro, não conseguimos consulta quando marcamos e temos que esperar muito”, afirma.

Para a Diretora Assistencial do Hospital Santa Marta, Dra. Vilany Mendes, há grandes diferenças sociais na sociedade e as oportunidades não são igualitárias. “Muitos sofrem com a falta de acesso aos serviços básicos, como a saúde. Porém, a escassez para muitos abre espaço para a solidariedade de poucos, como no caso da boa vontade da nossa equipe de profissionais do Hospital Santa Marta nesse evento”, enfatiza.

Dra. Vilany considera que iniciativas mudam as perspectivas de vidas, com atos simples e motivacionais. “Todo projeto social necessita de construção de uma imagem positiva para cada participante, temos como meta que juntos podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa, e o Hospital sente orgulho de ser o elo entre essa iniciativa transformadora, pessoas e empresas que acreditam no mais importante recurso: o ser humano”, finaliza.

Por Giselli Ribeiro
Foto: Hygor Lenon