Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Marta possui 8 salas equipadas para procedimentos de alta complexidade, incluindo um microscópio de última geração e inédito no DF. Saiba quais são as principais cirurgias neurológicas realizadas no HSM: 

1) Neurocirurgia do Trauma: procedimentos neurocirúrgicos decorrentes Cirurgias Trauamatismos Crânio- Encefálico.
2) Neurocirurgia Oncológica: microcirurgias para tumores intracranianos.
3) Neurocirurgia vascular: microcirurgias para tratamento de aneurismas cerebrais e malformações vasculares intracranianas.
4) Neurocirurgia Endovascular: cirurgias endovasculares (na hemodinâmica) para tratamento de AVCi (acidentes vasculares encefálicos isquêmicos), de aneurismas cerebrais e malformações vasculares intracranianas e cervicais.
5) Neurocirurgia de Base de Crânio: cirurgias de doenças da base do crânio.
6) Neurocirurgia para Eplepsia: cirurgias para tratamento de epilepsia graves e refratárias ao tratamento clínico. 
7) Neurocirurgia Pediátrica: procedimentos neurocirúrgicos em pediatria, neuroendoscopias, malformações, anomalias do desenvolvimento e hidrocefalia pediátrica.
8) Neurocirurgia de Coluna: cirurgias para tratamento das doenças da coluna.
9) Neurocirurgia de Nervos Periféricos: cirurgias para tratamento de doenças dos plexos braquial, lombar e sacral bem como de nervos periféricos.
10) Procedimentos neurocirúrgicos para tratamento da hidrocefalia e dos demais distúrbios hidrodinâmicos no adulto.

Centro de Medicina Intervencionista - CMI 

O CMI é referência para tratamento percutâneo com capacidade para diagnosticar e tratar adequadamente diversas patologias que comprometem o sistema Cardiovascular.

Entre os serviços disponibilizados, estão: Hemodinâmica, Arritimologia Cardíaca, Eletrofisiologia Cardíaca, Cirurgia Vascular e Endovascular, Radiologia Intervencionista, Neurorradiologia Intervencionista, Angiografias e Arteriografias.

Diferenciais: 


UTI Adulto e Pediátrica

A UTI Adulto - com seu espaço físico de 1.400 m² e 50 leitos – é destinada à assistência humanizada e de excelência a pacientes acima de 14 anos, que necessitam de assistência especial e cuidados contínuos.

Dispõem de equipe médica composta de profissionais especializados, fisioterapeutas, psicólogo, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que juntos somam mais de 200 profissionais, sendo que 90% destes trabalham exclusivamente no HSM. A UTI possui 100% dos leitos com ventiladores mecânicos de última geração, monitores multiparamétricos, equipamento de monitorização hemodinâmica minimamente invasiva, controle individual de ar condicionado e TV entre outros.

A UTI Pediátrica do HSM também está preparada para receber pós-operatório cardíaco em crianças de 29 dias a 14 anos de idade. 

Pronto-Socorro

O PS do Hospital Santa Marta utiliza o Protocolo de Manchester para classificar a prioridade do atendimento. Isso confere mais segurança para o paciente em estado crítico, que será atendido com urgência ou emergência.

A linha do cuidado neurológico atende pacientes com suspeita de Acidente Vascular Cerebral - AVC. Um dos fatores críticos nos pacientes que apresentam sinais e/ou sintomas de Derrame (AVC) é o tempo de atendimento. A submissão ao Protocolo de AVC, em até 4h30 após o início dos sintomas, propicia chances maiores de o paciente evoluir sem sequelas.